Exposições e filme promovem inclusão - Santa Tereza Tem
Logo

Exposições e filme promovem inclusão

Espaços culturais promovem ações inclusivas dentro do “Setembro Verde”

A Secretaria e a Fundação Municipal de Cultura realizam neste mês uma série de ações que integram o “Setembro Verde”, mês dedicado à defesa dos direitos das pessoas com deficiência (PcD). As atividades serão na Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, no Museu Casa Kubitschek, no Museu da Moda de Belo Horizonte e no Cine Santa Tereza.

Na Casa do Baile – Exposição Duas Arquiteturas: maquetes táteis da Casa do Baile e do Museu de Arte da Pampulha”.

Fica em cartaz até o dia 29 de setembro, com visitação de quarta-feira a domingo, das 10h às 18h esta mostra educativa, que traz dois dispositivos elaborados inicialmente para a fruição de pessoas com deficiência visual e atendem ainda a diversos públicos em processos de mediação. O público poderá, através do contato com os mediadores, entender os processos envolvidos na construção das duas maquetes e conhecerão, em detalhes, as características das arquiteturas de duas importantes obras de Oscar Niemeyer, situadas no Conjunto Moderno da Pampulha. A mostra também conta com materiais com legenda em braile. 

O agendamento de visitas mediadas deve ser realizado pelo e-mail: [email protected]. No domingo (22), às 10h, a Casa do Baile promove uma visita mediada conduzida pelo arquiteto Ademar Alves Jr. Na visita, Ademar, que é surdo, utilizará as maquetes táteis, além de outros recursos educativos, para apresentar as características da arquitetura dessas duas emblemáticas edificações.

Casa do Baile – Foto Ricardo Laf

O público que visitar a Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design poderá também apreciar a exposição “Lugar Imaginado, Lugar Vivido: 80 anos da Casa do Baile”, com curadoria de Guilherme Wisnik e Marina Frúgoli. A mostra narra a história deste importante espaço cultural da cidade e conta com vários recursos de acessibilidade, entre eles materiais com legenda braille, pranchas táteis e material com audiodescrição. 
Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 – Pampulha 

Museu Casa Kubitschek – Exposição Traçar Moderno

A exposição “Traçar Moderno – Construindo Formas e Trajetórias”, que celebra os 10 anos do museu, convida o público a uma leitura histórica e contemporânea do acervo, com cerca de 100 itens que incluem fotografias, projeções, obras sonoras e projetos artísticos nos jardins, assinados por artistas como Haroldo Saboia, Daniel Nunes e Elisa Campos.

A mostra conta com materiais com legenda braille e pranchas táteis. A visitação acontece de quarta-feira a domingo, das 10h às 18h. Visitas mediadas devem ser agendadas pelo e-mail [email protected].

Casa Kubitschek, na Pampulha. Foto: Thaina Nogueira
 Avenida Otacílio Negrão de Lima, 4188 , Bandeirantes

Cine Santa Tereza – Sessão Azul

O Cine Santa Tereza realiza neste sábado (14), a partir das 16h30, a já tradicional Sessão Azul, com atenção especial às pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo – TEA. Na Sessão Azul, o ambiente é adaptado com meia-luz, som mais baixo e livre acesso à sala de cinema. A sessão é aberta a todos os públicos. Neste mês, o filme exibido será Garoto Cósmico (Alê Abreu | Brasil | 2007 | Animação | 76 min), que conta a história de Cósmico, Luna e Maninho, que vivem em um mundo futurista, onde as vidas são inteiramente programadas. A classificação indicativa é livre.
Cine Santa Tereza – Rua Estrela do Sul 89 – Santa Tereza

Museu da Moda – Clara Nunes – Eu Sou a Tal Mineira

A exposição “Clara Nunes – Eu Sou a Tal Mineira”. A mostra de longa duração mergulha nos aspectos marcantes da trajetória da icônica cantora Clara Nunes, explorando a relação única da artista com a moda e exibindo diversas peças de suas roupas, que contam a história de uma carreira brilhante na música popular brasileira. Na programação do “Setembro Verde”, o Museu promove nos dias 19, às 14h, e 21, às 9h, uma visita mediada com integrantes do Instituto Corre Pra Ver, uma organização que tem como objetivo oportunizar a prática da corrida e da caminhada para pessoas com deficiência visual. 

Museu da moda – Rua da Bahia, 1.149 – Centro

Anúncios